DE ALFENA A SOBRADO (VIA M606) EM 'TODO O TERRENO' - APENAS...
Na última sessão da Assembleia Municipal de Valongo o ainda presidente da Câmara de Valongo soltou (mais) um inconsequente 'sound bite' sobre a plataforma logística da Jerónimo Martins em Alfena.
Já lá vamos...
(Parêntesis para explicar o uso do advérbio 'ainda': Sendo as eleições autárquicas já no próximo ano, tenho para mim que mais ou menos 100 milhões de valonguenses nem sequer equacionam a remota hipótese do Partido Socialista repetir o 'tiro no pé' voltando a indicar José Manuel Ribeiro como candidato à Câmara).
Voltemos ao 'sound bite'...
"Hoje mesmo tive uma reunião com o CEO da Jerónimo Martins e consegui que para além da acordada beneficiação da M606 desde o local da plataforma até Sobrado, eles beneficiem também o troço até à Codiceira" - José Manuel Ribeiro dixit...
É extraordinária a falta de decoro com que José Manuel Ribeiro e este executivo tentam amenizar o mega-processo de corrupção e/ou enriquecimento ilícito associado ao empreendimento!
Quer queiramos quer não e independentemente da Jerónimo Martins aparentemente nada ter a ver com o mesmo, a verdade é que na génese deste empreendimento e a montante, existe uma história sinistra e muito comprometedora para ser contada.
Mas quanto à dita beneficiação, falemos claro...
A Jerónimo Martins não tinha acordado coisa nenhuma! A estrada tinha forçosamente de ser reparada, depois da destruição provocada pela circulação intensiva dos camiões de e para o local da obra!
Dirão os batedores de palmas do presidente da Câmara: "pois, mas o piso já estava degradado e se não fosse o investidor a repará-lo teria de ser a Câmara a fazê-lo...".
Qual foi a parte do "quem estraga velho paga novo" que este executivo e respectivos batedores de palmas ainda não perceberam?
Já quanto ao troço até à Codiceira...
Não será difícil perceber que no acerto final das contas com dono do empreendimento logístico, o enriquecimento ilícito proporcionado por José Manuel Ribeiro à Novimovest/Santander - inicialmente estávamos a falar de um montante a rondar 16 milhões de Euros - chegará e sobrará para compensar a Jerónimo Martins desta 'magnanimidade' de última hora. Ela foi apenas e só, mais uma 'rodela do pequeno chouriço' oferecido à Câmara em troca do anafado 'porco' levado pela Novimovest.
Entretanto a minha denúncia junto do Ministério Público continua a fazer o seu caminho...
Mais uma vez repito, para que os demagogos e venenosos do costume não me acusem de estar a tentar prejudicar um investimento que alegadamente irá criar umas centenas de postos de trabalho, que a Jerónimo Martins nada tem a ver com essa denúncia!
O 'roubo de igreja' começa muitos anos atrás, nos tempos de Fernando Melo e José Luís Pinto, mas só o 'flic-flac à retaguarda' de José Manuel Ribeiro permitiu que ele se consumasse. A Jerónimo Martins foi apenas e na circunstância, o muito oportuno 'abre-portas'...
Já agora, chegam-me através de vários munícipes, notícias sobre a degradação extrema da M606. Espero por isso que se ainda não começaram as obras de beneficiação elas se iniciem com a máxima urgência possível.