'GARIMPO' DE ALFENA (ACTUALIZAÇÃO)...
Encontra-se já publicado na CMVM o Relatório de Contas do primeiro semestre/2015 relativo ao fundo de investimento imobiliário NOVIMOVEST.
É agora possível actualizar o 'retrato' do enriquecimento ilícito proporcionado pelo novo PDM de Valongo ao grupo Santander e a alguns influentes 'suburbianos' - ver recortes seguintes.
No Relatório de 2008 o 'garimpo' de Alfena tinha a dimensão de 542.368,00 m2 e valia 20.300.000,00 euros.
No Relatório do primeiro semestre do corrente ano, o 'garimpo', já descontados os destaques da Chronopost e da parte destinada à plataforma logística da Jerónimo Martins - vendidos 'sabe-se lá-por-quantos-milhões' - está reduzido à área de 237.323.00 m2 e mesmo assim - vejam lá! - vale mais do que o que foi pago pelo conjunto dos terrenos (4 milhões), ou seja, vale agora 4.653.970,00 euros!
Este foi o contributo do actual PDM e de quem activamente o promoveu, não hesitando em se rodear de 'condenados/cadastrados' para melhor vender a ideia de que era a única saída para defender o erário público e os interesses do Município.
Agora sim, o Ministério Publico terá todos os elementos para promover uma investigação minuciosa e apurar quem é sério e quem não o é.
E para além de todos esses, responsabilizar também todos aqueles que abdicando do seu dever de fiscalização e escrutínio das acções lesivas do interesse público eventualmente cometidas, pactuaram em demasia com 'aquilo-que-a-gente-sabe-que-aconteceu-de facto'.
Agora estão finalmente criadas as condições para alguém ir preso - embora eu não acredite que isso venha a acontecer...
Os recortes: