IDIOTAS COMPLETOS - OU CHAPADOS...
Um idiota é sempre um idiota. Não existem grandes idiotas ou pequenos idiotas mas IDIOTAS, simplesmente!
Qualquer que seja o contexto, o idiota destaca-se sempre do comum dos cidadãos - pelos piores motivos, mas destaca-se...
José Manuel Ribeiro - não o cidadão nem o seu mundo familiar que evidentemente merecem todo o meu respeito mas o presidente da Câmara de Valongo - já tinha provado que o era ao demandar-me judicialmente para tentar calar-me e ao recorrer mesmo da absolvição na 1.ª instância de parte da acusação.
Perdeu em toda a linha no Tribunal da Relação do Porto e terá de pagar custas pelo decaimento da acção.
(Terá? Acho que serão todos os valonguenses e não ele a suportar a factura, mas enfim)...
Mas José Manuel Ribeiro - o presidente da Câmara, por causa das coisas - não quer ser um idiota qualquer. Ele quer - e está a consegui-lo - ser o mais completo de todos os idiotas.
(Idiotas grandes ou pequenos não existem, mas idiotas completos sim. É o caso dele).
De facto...
Relativamente à Festa do Brinquedo de Alfena e sobre o encerramento da Rua de S. Vicente ao trânsito (em frente ao Centro Cultural) durante cerca de 5 dias, decisão tomada sob a forma de "quero posso e mando" e à revelia da opinião da Junta de Freguesia e do seu presidente, só mesmo um idiota completo - ou idiota chapado, que é basicamente o mesmo - é que se atreveria a tomar uma decisão destas em plena campanha eleitoral!
A Junta de Freguesia, que em iniciativas anteriores esteve a favor deste encerramento e enfrentou por causa disso enormes críticas - eu próprio as fiz - este ano achou que não fazia sentido este fecho do troço da Rua.
Por duas razões:
1. As obras na Rua de S. Vicente junto a Cabeda já obrigam a vários desvios, provocam inúmeros constrangimentos e estão a prolongar-se muito para além do que seria razoável, por culpa exactamente da Câmara;
2. A melhoria do espaço frontal ao Centro Cultural - o Parque Vale do Leça - já permite este ano, com vantagens para todos e sem colocar ninguém contra a Festa, acolher tudo o que não cabe na área do Centro Cultural;
Porém, José Manuel Ribeiro - presidente da Câmara - não podia 'deixar os créditos (idiotas) por mãos alheias' e como já tinha a bala na câmara - 'câmara' com letra minúscula - zás! tiro no pé!
O que ele merecia mesmo, é que os alfenenses reagissem em conformidade e lhe estragassem a Festa, mas isso seria descer ao nível dele e a Festa do Brinquedo não é só dele (ou da Câmara) mas de Alfena e do Concelho e merece mais do que essa reacção compreensível mas primária.
Resta-nos por isso aguentar estoicamente e com 'paciência oriental' os 5 dias de dor de cabeça.
(5 dias passam a correr e seguramente não teremos sua excelência em Alfena o tempo todo durante os mesmos. O suplício será por isso ligeiramente mitigado).
Depois de tudo arrumado e reaberto o trânsito todos chegaremos à conclusão que "dos idiotas não reza a história"!