MÚSICA E RUÍDO, EXISTE DIFERENÇA? EM ALFENA (por vezes) NÃO...
Existe uma regra básica muito recomendável para aqueles que costumam - como eu - reagir a quente perante comportamentos social ou até criminalmente condenáveis porque lesivos de direitos fundamentais próprios ou de terceiros e que consiste em 'contar até 10' antes de reagir. Parte da irracionalidade que todas as reacções imediatas comportam atenua-se e no fim fica aquilo que verdadeiramente importa e que é o que vou dizer a seguir.
E se bem contei, '10' é mesmo o número de dias que hoje se completam relativamente ao início do evento que teve lugar a semana passada no Parque Vale do Leça em Alfena - XII Concentração Motoclube de Alfena.
Viver em sociedade implica no cumprimento de regras e os direitos de uns, às vezes colidem de forma mais ou menos evidente com os de outros, sendo que no caso deste tipo de eventos - um direito da prestigiada associação da minha terra colidiu de forma demasiado evidente com o direito ao descanso à tranquilidade da maioria dos alfenenses.
Não é possível organizar uma festa deste tipo sem desagradar a alguns - ou até a muitos - até porque existe gente que por hábito ou necessidade se 'deite com as galinhas' mas existe sempre - e neste evento também deveria ter existido - um ponto de equilíbrio e de compromisso mínimo entre os direitos e deveres de uns e de outros.
Agora o que não é admissível - em circunstância alguma - é que se tenham mantido os decibéis do divertimento a 'bombar' nos ouvidos dos alfenenses até às 4 horas e meia da madrugada!
Sobre a Câmara que licenciou o evento - em que moldes o fez?
Existe uma Lei sobre o ruído a qual prevê determinadas excepções para estes eventos. Será que esses limites foram acautelados pela Câmara e respeitados pelos organizadores?
Em que moldes é que a GNR de Alfena - a quem compete a manter da Lei e da Ordem e zelar pela segurança e tranquilidade dos cidadãos - cumpriu a sua obrigação e a fez cumprir àqueles que eventualmente a terão esquecido?
Sobre o Motoclube de Alfena - o organizador...
Tendo esta Associação a pretenção de manter, consolidar e alargar a implantação e o reconhecimento que já tem ao nível local, será que considera possível conseguir isso com o impacto negativo que este tipo de eventos tem sempre na opinião pública, sobretudo ao nível dos seus concidadãos?
Já perguntaram aos idosos do Lar do Centro Social e Paroquial de Alfena, aos vizinhos do perímetro próximo do evento - Rua da Várzea, Sá Carneiro, Lombelho, etc. - o que têm a dizer sobre o mesmo?
(E para que não se diga que estou a agir em causa própria - mas ainda que estivesse, ela seria igualmente legítima - declaro desde já que 1) deito-me sempre muito tarde; 2) a minha casa tem um bom nível de insonorização. Portanto, em termos pessoais e mesmo familiares, o evento não me prejudicou de forma significativa).
Sobre a GNR de Alfena - a quem competia acompanhar e fiscalizar...
A GNR e as autoridades policiais em geral estão por vezes demasiado 'visíveis' em situações em que bem dispensaríamos a sua presença sem que daí resultasse qualquer prejuízo para a sociedade. Será que também esteve visível - e actuante perante a situação relatada? É que se esteve, então o assunto ainda assume contornos mais preocupantes!
Ao longo da semana fui tentando marcar uma breve audiência com o comandante do nosso posto da GNR - "está em serviço na organização do evento nacional do automobilismo", "está em serviço externo", foram-me dizendo em resposta às minha tentativas. Tive de desistir de falar com ele - sobre esta situação, evidentemente...
_________________
PS:
Já durante o dia de hoje segunda-feira, tive oportunidade de falar ao telefone com o comandante da GNR de Alfena e de confirmar os procedimentos legais que o evento envolveu.
Não que isso pudesse alterar significativamente o que escrevi, mas gostaria de ter podido fazê-lo antes da publicação do 'post' e tal só não foi possível porque o senhor comandante de posto tentou ligar-me na sexta-feira por um número que não o do posto e que não estando identificado nos meus contactos eu não terei atendido. Fê-lo hoje e fiquei a saber:
a) O evento estava licenciado pela Câmara para decorrer até às 4 da manhã e isso estará previsto na Lei e no poder de decisão do presidente da Câmara;
b) A representação da GNR no Conselho Municipal de Segurança estará atribuída ao Destacamento (Santo Tirso). Por isso o comandante do posto de Alfena não teeve - nem terá em iniciativas similares - qualquer possibilidade de falar sobre este tipo de eventos nem sobre a alocação de meios que sendo limitados, ao serem destacados para os mesmos terão seguramente de prejudicar outras tarefas;
Foi bom termos falado e é sempre gratificante constatar que a 'nossa' GNR - e o seu comandante - não estão fechados num bunker 'algures' na cidade e longe dos cidadãos. Para alguns 'comentadeiros' idiotas que imaginaram(?) ter lido no meu 'post' um ataque à GNR, lamento desiludi-los mas andam a 'ver coisas', o que pode ser grave.