O BURACO DA A41 (ALFENA) - AUTARCAS DE PLASTICINA...
O aluimento de piso na A41 remonta a dia 12 de Fevereiro, cerca das 17:45, o que provocou o corte de tráfego nessa estrada, entre o nó de Alfena e o nó da A3, no sentido Alfena-Aeroporto.
O facto da situação ainda não ter sido reparada tem vindo a gerar muita contestação por parte de utilizadores, autarquias do Grande Porto e partidos políticos, com o autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, a exigir inclusive à Ascendi "um pedido de desculpas público".
____________________________
Definitivamente, a plasticina não é o material mais adequado para se "fazer" autarcas!
Infelizmente e para desgraça de quem os "compra", a verdade é que eles andam por aí e vão tendo - por enquanto - alguma saída...
Caracterizam-se pela sua extrema maleabilidade - nada que tenha a ver com aquela conhecida designação 'duro como o aço'.
Com o tempo mais frio eles endurecem no entanto um pouco, chegando mesmo a aguentar-se de pé, aparentemente firmes e hirtos, porém, com a chegada dos primeiros calores esbardalham-se todos e ficam ali bem próximos do limite a partir do qual o sólido vira líquido.
Da cor também é bastante arriscado falar uma vez que interagem facilmente com os da mesma espécie e é extremamente frequente encontrar alguns multicolores e outros de cor indefinida, sendo que nenhuma das tonalidades é estável: podem evoluir para outras bem diferentes da original bastando que se adicionem os parceiros adequados - o agora cor de rosa facilmente será amarelo depois de uns breves minutos de suaves amassadelas...
A minha profissão de base há muitos anos atrás foi serralheiro de moldes.
Pois...
Se ainda não tinha dito digo-o agora.
Para os que conhecem um pouco os detalhes da profissão, a plasticina usava-se (nos moldes de mais pequena dimensão) para fazer uma primeira aproximação ao modelo de peça pretendido e depois ia-se trabalhando o primeiro protótipo com materiais de maior rigidez e que permitiam obter um maior rigor dimensional - no limite, havia alguns que eram executados em aço do mais duro...
Eu que sabia isto tudo, também devia saber que não seria possível 'obter' um autarca fiável a partir da plasticina. Sabia mas "não me lembrei" disso em 2013. Não tenho portanto a mínima desculpa e mereço por isso o castigo de levar com ele - salvo seja! - até finais de 2017.
A cor com que chegará ao termo da prova, essa ninguém a pode garantir. Já foi rosa sócrates, rosa pouco segura e ninguém garante que não possa acabar um dia destes em 'rosa-cítrico', ou seja e para simplificar, em laranja simplesmente.
Ah! Para terminar a 'dissertação' analítica acerca dos autarcas de plasticina, referir apenas que dificilmente reagem 'a quente' - por razões óbvias.
Sempre que alguma instabilidade estrutural aparente afectá-los, a melhor forma de os manter quietos (inertes) é um 'simples pedido de desculpa' - "desculpa se prejudiquei os teus munícipes, desculpa se te coloquei barreiras nas estradas por onde eles têm de passar, desculpa se abri trincheiras no caminho que os leva de e para o 'subúrbio', desculpa se vou levar 16 semanas a remover todos esses obstáculos e por último, desculpa se ainda por cima lhes cobro portagens por tudo isso".
Este é o ponto em que se 'esbardalham' todos...