O 'JULGAMENTO DO SÉCULO' - ACTUALIZAÇÃO_3
Teve hoje lugar na casa da Justiça de Valongo (Sala 4) a sessão 3 de não sei quantas mais do julgamento deste Blogue e do blogger/deputado municipal que aqui escreve livremente...
Foram inquiridas hoje apenas 3 das 4 testemunhas de defesa notificadas: o presidente da Assembleia Municipal de Valongo, Abílio Vilas Boas, a chefe de divisão de Fiscalização da Câmara, Alexandra Ribeiro e o chefe de divisão da Cultura, Agostinho Rocha.
A quarta testemunha, o ex presidente da Câmara João Paulo Baltazar, apresentou justificação com razões de saúde para faltar.
Nada de excepcionalmente relevante nos respectivos depoimentos - nem de outra coisa estaríamos à espera, dado todos os que hoje prestaram depoimento foram arrolados a contragosto.
O presidente da AMV com alguns lapsos de memória e algumas apreciações subjectivas sobre estado de alma do 'ofendido' e os últimos evidenciando alguns sinais da conhecida 'sindrome da memória selectiva' em tudo aquilo que pudesse incluir detalhes menos convenientes para a posição do superior hierárquico - não podemos esquecer que ambos são funcionários superiores com funções atribuídas por nomeação do próprio presidente.
O dever de reserva impede-me por enquanto de mexer em alguns dos filtros que hoje lhes condicionaram a memória próxima. Aliás, vendo bem as coisas, não declararam nada que pudesse pôr em causa de forma evidente o juramento inicial de dizerem 'apenas a verdade' - ainda que não tenham dito a verdade toda.
A próxima e quarta sessão de Julgamento está marcada para o dia 12-12-2016 âs 13h30 horas.
Restam ainda 9 testemunhas de defesa: António Cerejo (Jornalista do Público) Miguel Carvalho (Revista Visão), João Paulo Baltazar (empresário, vereador sem pelouro e ex presidente da Câmara), Paulo Morais (Professor Universitário e ex candidato à Presidência da República), José Bandeira (empresário e gerente da FLUPOL), Jorge Duarte (advogado e Professor do Ensino Secundário) Marco Martins (Professor Universitário), Diomar Santos (deputado municipal e presidente do Conselho de Administração da Vallis Habita, EM) e José Luís Pinto (ex vereador do Urbanismo da Câmara em 2007).