O'PAI' DA CIDADE DE ALFENA (*) DE FACTO É APENAS UM PADRASTO (DOS MAUS)...
Ainda sobre o 'grau zero' da gestão do 'presidente-da-Câmara-de-Valongo-que-dizia-que-era-socialista-mas-que-na-verdade-não-é-socialista-coisíssima-nenhuma'...
(Alguns) factos preocupantes relativos a Alfena que merecerão o devido castigo das urnas nas próximas autárquicas em 2017 e que seguramente tornarão muito difícil qualquer iniciativa de campanha que pense vir a desenvolver na nossa Cidade - isto se o Partido Socialista de Valongo cometer o erro de o levar de novo a jogo:
* Apoio às Instituições locais - de carácter social (IPSS), desportivas, culturais, de defesa do Ambiente e outras, zero!
Até o recente apoio (100 mil euros) ao Atlético Clube Alfenense para que pudesse aproveitar devidamente o facto de a sua candidatura a fundos comunitários ter sido seleccionada foi 'tirado a ferros' e só foi possível por imposição da maioria (oposição) na Câmara e da maioria dos deputados da Assembleia Municipal;
* Da sua promessa de avançar com a requalificação das margens do Leça no troço que se espraia pelos campos da nossa Cidade, dessa nunca mais tivemos notícias.
(Quem não se lembra do seu mirífico 'Vale do Leça', da recuperação da 'Levada do Cabo', da recuperação da casa da Quinta do Bandeirinha para a transformar num espaço multiserviços e cultural ao serviço da população, do circuito pedonal ao longo do nosso Rio desde S. Lazaro até (o mais possível) à 'fronteira' com Ermesinde?).
* Quem não se lembra do candidato José Manuel Ribeiro até Setembro de 2013 a barafustar contra o 'faroest urbanístico' do nosso Concelho, para depois 'engolir sem espinhas' o mega-processo de corrupção levado a cabo pelo grupo Novimovest/Santander na zona da Senhora do Amparo envolvendo mais-valias de mais de 16 milhões de euros resultantes da especulação com terrenos REN e RAN, com a estafada desculpa da criação de postos de trabalho?
* Quem é que manteve até ao fim à frente da equipe que geriu a conclusão do processo de alteração do PDM e que consolidou este atentado económico/ambiental/urbanístico, um arquitecto condenado a dois anos e meio de prisão por corrupção no exercício das suas funções como Director do Urbanismo da Câmara?
* Quem é que se prepara para permitir que o troço urbano da Rua Nossa Senhora do Amparo (desde o largo da Codiceira até ao local da plataforma logística da Jerónimo Martins) seja esventrado pelo investidor a fim de instalar um adutor de água para a plataforma não impondo que a reconstituição do referido troço se faça em moldes consentâneos com a segurança de pessoas e bens - passeios, sistemas limitadores de velocidade, passadeiras, condicionamento a pesados da plataforma, etc. ?
* Quem é que se esqueceu das promessas que andou a fazer durante a campanha - e porque Alfena não tem um polidesportivo ou multiusos municipal - de negociar com o CSPA (Centro Social e Paroquial de Alfena) a recuperação do antigo cinema da Paróquia para o colocar ao serviço da população?
* Quem é que se esqueceu de que o CSPA também desenvolve vasta actividade desportiva, merecendo por isso ser apoiado em moldes proporcionalmente idênticos, aos dos Clubes de Ermesinde, Valongo, Sobrado e Campo?
Podia continuar a desfilar exemplos de quão mau e negligente tem sido este 'padrasto' para com uma 'enteada' de quem persiste em se apresentar como pai... Porém, acho que estes chegam para tornar bem claro que ele deixará de ser benquisto por estas bandas - a não ser que resolva 'dar corda aos sapatos' e até Outubro de 2017 começar a corrigir as injustiças e a fazer aquilo com que se comprometeu!
(*) José Manuel Ribeiro, então deputado da República, foi o autor da proposta de elevação de Alfena a Cidade e faz questão de se vangloriar deste facto...