PDM DE VALONGO O "PAI DA CRIANÇA"...
Hoje foi dia de reunião de Câmara - e também de votação da proposta final do PDM que irá ser submetida em última instância à Assembleia Municipal...
Depois do ponto ter sido retirado na reunião anterior por imposição da oposição (a requerimento de Adriano Ribeiro da CDU) e após a realização de uma reunião em privado com os técnicos para dirimir dúvidas, lá foi submetido a votação dos nove e sendo um documento que transita do mandato anterior, o resultado da votação não deixa de ser curioso:
Votos a favor: 4 (PS)
Abstenções: 5 (4 PSD + 1 CDU)
O PSD deixou no final, pela voz de João Paulo Baltazar, uma relevante declaração de voto onde para além de explicar porque optou por não concluir a revisão do PDM antes do final de mandato anterior, para não desvirtuar em vésperas e durante a campanha eleitoral a discussão em torno de projectos abrangentes, criticou a opção de José Manuel Ribeiro ao 'abrir um dossier' já encerrado pela Comissão de acompanhamento e pronto para ser colocado à discussão.
No entender do PSD - e bem a meu ver - o PS fez o que não devia e resta saber se é legal: rever "a pedido de várias famílias" um documento fechado!
Mas na relevante declaração de voto João Paulo Baltazar omitiu estrategicamente a principal razão que levou o PSD a adiar o PDM e a atirar para o actual mandato o odioso da corrupção e do favorecimento ilícito que 'pingam' abundantemente da lombada do extenso dossier - não fosse o diabo tecê-las como de facto teceu...
A defesa militante desta versão final por parte do PS e o 'upgrade' feito já depois de Setembro de 2013 - ilegalmente? - numa versão fechada constam da denúncia/declaração de voto do PSD e servem à medida os interesses deste último partido!
Com o actual comportamento de José Manuel Ribeiro em relação ao PDM, quem é que a partir de agora se atreverá a acusar o PSD de corrupção, favorecimento ilícito, alterações da REN ou RAN a pedido e para servir interessados específicos?
- Pois se foi o PS que, não contente com o mau instrumento que herdou fez todo o possível por o piorar!
- Pois se foi José Manuel Ribeiro que manteve no grupo dos técnicos que promoveram o tal 'upgrade' e a discussão pública do instrumento um técnico superior condenado a três anos e meio de prisão por corrupção no exercício de funções e até lhe atribuiu a liderança do novo gabinete do empreendedorismo!
- Pois se é José Manuel Ribeiro que vai meter nos cofres da Novimovest/Santander uma mais-valia de 16 milhões de Euros como prémio por terem alterado sem qualquer suporte legal 52 ha de área REN que agora se consolidará com a aprovação do PDM!
O PSD seguiu portanto uma estratégia inteligente: abdicando dos 'louros' do desenlace final(?) consegue no entanto sair ilibado de todas acusações que o rodeiam - e nem precisou de votar a favor!
Toda a gente sabe que é o pai da 'criança' mas desta forma evita pagar "pensão de alimentos"
Veremos agora o que se passa na Assembleia Municipal - quando tiver lugar - e a seguir, eventualmente na Justiça...