PORTUGAL EM RODA LIVRE - governantes de pechisbeque...
Àqui-del-Rei que querem pôr as 'criancinhas' do 12.º ano a ler a 'Ode Triunfal' de Álvaro de Campos (um dos heterónimos de Fernando Pessoa) e vai daí censura-se o texto que fica acessível apenas aos professores - a Porto Editora nega qualquer acto de censura mas parafraseando os nossos vizinhos espanhóis, (...)'pero que la hay la hay':
A Porto Editora esclarece que os versos omitidos da "Ode Triunfal" do manual "Encontros - 12.º ano" estão transcritos na versão do livro para os professores e recusa ter havido censura.
No sábado, o jornal Expresso" noticiou que o livro escolar editado pela Porto Editora teria censurado alguns versos do poema de Álvaro de Campos "Ode Triunfal". Na versão do manual para os alunos, faltam três versos:
"Ó automóveis apinhados de pândegos e de putas"; e outro, "E cujas filhas aos oito anos - e eu acho isto belo e amo-o! - / Masturbam homens de aspecto decente nos vãos de escada".
Estranha-se que tenha sido (quase) apenas a editora a assumir a responsabilidade de dar a cara por este acto.
Ninguém com dois dedos de testa acreditará que tenha sido uma decisão inocente e muito menos ainda, que tenha sido tomada sem "orientações superiores"...
Nas entrelinhas das explicações atamancadas que foram dadas, facilmente conseguiremos adivinhar a preocupação do ministro da educação e do seu staff no que toca à preservação das 'criancinhas' do 12.º ano em relação aos nefastos sonhos eróticos tão característicos dessa idade...
.............................................................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................................................
(O tracejado deixa à imaginação de cada um aquilo que eu gostaria de escrever mas omito - porque me apetece - sobre o ministro e toda a máquina incumbida de administrar a educação deste País).
______________________________________________________________________________________________________________
Já o livro 'O Nosso Reino' de Valter Hugo Mãe incluído no Plano Nacional de Leitura e recomendado em 2017 aos 'matulões' dos 12 aos 15 anos, só por reacção dos pais foi redireccionado em termos etários para os 'matulões' com mais de 16 anos:
"E a tua tia sabes de que tem cara, de puta, uma mulher tão porca que fode com todos os homens e mesmo que tenha racha para foder deixa que lhe ponha a pila no cu".
E assim vai este País de incompetentes...