PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA...
Como já dizia a minha avozinha que Deus tem, "presunção e água benta cada um toma a que quer"...
(O meu amigo padre Manuel Fernando pároco de Alfena e no que toca à água benta, alterou o ditado à sua maneira e estabeleceu que "... cada um toma a que eu quero" ).
Vem isto a propósito da moção de censura ao executivo da Câmara que eu apresentei na última sessão da Assembleia Municipal descentralizada que se realizou em Ermesinde e que não foi aprovada apenas por 1 voto de diferença.
Decisiva neste resultado foi a posição da CDU (3 deputados) que se absteve porque pretendia mais esclarecimentos sobre o assunto - a falta de um Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) devidamente actualizado, posição que eu compreendi perfeitamente e até me dispus a retirar a moção de votação com a condição do executivo se comprometer a apresentar até à Assembleia Municipal de Setembro um projecto de revisão consistente do mesmo.
O executivo - José Manuel Ribeiro - optou por uma tentativa patética de desvalorização do assunto e por atacar a minha boa-fé no que toca às críticas feitas ao trabalho - ou total falta dele - até aqui feito. Daí que não tenha abdicado da votação já referida.
Na discussão da moção a CDU anunciou qual seria a sua posição de voto e informou ainda que iria apresentar um Requerimento exigindo toda a informação sobre o assunto convidando-me mesmo a apresentar novamente a moção em Setembro caso o executivo não apresentasse até lá um projecto de revisão do PMDFCI - ver recorte a seguir:
A resposta da Câmara foi a que se segue, isto é, a ausência de uma explicação plausível para o mau trabalho de prevenção que tem vindo a ser feito e para a inexistência de um Plano devidamente actualizado de defesa da floresta contra incêndios - quaisquer que sejam as desculpas que se invoquem para o 'justificar' e uma quantidade de presunção que ronda o ridículo se não fosse triste - ver recorte abaixo:
(...)
Basta ver como estão as faixas laterais das estradas municipais do Concelho - e eu dou sempre à cabeça exemplos de Alfena que conheço melhor, mas dizem-me os amigos do resto do Concelho que nas outras freguesias a situação é idêntica - e dar uma volta pela Rua da Ferraria, lugar do Barreiro, Serra Amarela, imediações do Hospital Privado de Alfena, Lombelho, Quinta da Lousa, M 606 (Alfena-Sobrado)... etc., etc.