PROVÉRBIO VALONGUENSE: "BURRO VELHO NÃO APRENDE LÍNGUAS"...
Nem línguas nem outras coisas...
Valongo e Alfena ficam evidentemente muito longe da China e pelos vistos, também muito longe da imensa e milenar sabedoria chinesa - da chinesa e também da do ‘homem comum alfenense’...
Terminou ontem a edição 2016 da Festa do Brinquedo de Alfena e quando todos estávamos à espera que os inúmeros protestos que rodearam a edição de 2015 por causa do corte da principal via estruturante da nossa Cidade (a Rua de S. Vicente) com o desvio de ligeiros, pesados e transportes públicos para a Rua da Várzea, eis que os neurónios de alguns crânios ilustres voltaram a falhar.
Há quem diga que os erros são oportunidades...
Serão. Mas para que se traduzam nisso é preciso acrescentar-lhes alguma inteligência e pelos vistos em Valongo e Alfena (a Câmara a Junta foram parceiras na organização do evento) voltou a faltar bom senso e a sobrar a idiotice do ano passado.
Mais uma vez ‘meteram o Rossio na rua da betesga’, provocando enormes constrangimentos aos moradores da Rua da Várzea e também aos muitos passantes (automóveis, camiões e autocarros) que não puderam ou não souberam encontrar melhor alternativa.
(E só não foi pior, porque muitos passantes locais, conhecendo a envolvente conseguiram fugir à confusão da Várzea).
Não sei quantos séculos demorou a sabedoria chinesa a sublimar-se, mas seria bom que o senso comum deste cantinho do subúrbio demorasse bem menos e pudesse colonizar algumas das mentes ‘pouco brilhantes’ que (ainda) decidem sobre os nossos destinos, por forma a que em 2017 não repitam a asneira.
____________________________________________________________________________________
PS: Um caso de doença grave de um familiar próximo não me permitiria aceitar o convite que, na qualidade de deputado municipal, me foi enviado para o evento, mas ainda que pudesse é claro que não iria para não ajudar a 'patrocinar' tamanha burrice que estragou desnecessariamente um evento que como já disse merece ser mantido e melhorado.
Já agora, se não conseguirem 're-ligar' os neurónios, para o ano estão dispensados de me enviar convite...