UNIDOS por ALFENA - "QUERO POSSO E MANDO", LOGO, NÃO TENHO RAZÃO!
Penso que já ficou claro a partir do conteúdo dos post anteriores, aqueles onde abordei a 'grande batalha' em curso liderada por Arnaldo Soares, presidente da Junta de Alfena e pela sua equipa dos UpA visando um pequeno caso de 'urbanismo criativo', que o seu 'estado de graça' chegou irremediavelmente ao fim.
Arnaldo Soares já teve tempo de dar um sinal claro aos alfenenses, de que tenciona fazer diferente e como não o fez, presume-se - presumo eu pelo menos - que continua igual a si mesmo e ao seu anterior substituto temporário, Rogério Palhau, também ele um adepto incondicional do método do 'quero posso e mando'.
A página da Junta na Internet continua pouco amigável e com informação relevante - actas (da Junta e da Assembleia), Orçamento e outros documentos habitualmente disponíveis na esmagadora maioria das autarquias locais - apenas acessível a utilizadores registados (ver recortes abaixo).
Consta-se que Arnaldo Soares tem um sonho: o de ser presidente de Câmara em 2017.
Pelo PSD, obviamente, porque é a sua área natural, mas isso obriga a uma reconfiguração lenta e a uma aproximação cautelosa à máquina laranja de onde se afastou "zangado com a falta de ética e os jogos de poder no seio das máquinas partidária".
Quem acredita nisto levante o braço...
claro que se fosse genuíno este seu estado de alma relativamente às 'máquinas', já seríamos dois a partilhá-lo mas não, no seu caso eu sei que é temporário e táctico o partidário desalento e que com a aproximação de 2017, ele tentará uma vez mais o assalto à 'domus municipalis', lançando mão de alianças por enquanto improváveis - ou pelo menos não assumidas publicamente - mas que alguns amigos comuns de Valongo já captaram 'nas trovas do vento que passa'.
Por ali até já corre que Arnaldo Soares 'nomeou' - informalmente presumo - um vice-presidente para o executivo da Junta, para que se vá adaptando à função e também se fala no 'acordo' que estabeleceu - informal, presumo eu de novo - com o responsável do núcleo do PSD de Alfena.
(Um dia destes vou pedir ao meu amigo Daniel Feliz um comentário sobre este 'boato'...
A verdade é que já na última Assembleia de Freguesia foi visível a divisão entre o Daniel e os dois restantes eleitos do PSD, sendo que também na votação do Orçamento ele votou ao lado de Arnaldo Soares em vez de se abster como a restante oposição).
Para ser honesto, também se consta por Valongo - estas coisas começam sempre por se constar primeiro na periferia da 'zona de turbulência' - que Arnaldo Soares andará a tentar um 'namoro' com o PS e com a Câmara - para melhor poder fazer a travessia do deserto até 2017 sem ficar descompensado por desidratação severa, suponho eu ainda e mais uma vez.
Mas neste caso eu sei que se de facto alimenta (também) esse sonho, "vai dar com os burros na água"...
PS: Já depois de ter publicado, recebi a informação de que o Daniel Feliz se demitiu no final do ano de coordenador do núcleo do PSD de Alfena, incompatibilizado com Guilherme Roque.
Ora bem... não quero 'ofender' o Daniel, de quem sou amigo, até porque ainda não lhe fiz 'a tal pergunta' mas será que 'o tal acordo' acima referido já e não é de todo informal e a 'dupla maravilha' - 'maravilha' é apelido da parte de Arnaldo Soares - já está no terreno a trabalhar para 2017?