VALONGO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO - EFÉMEROS EVENTOS E 'INCONCRETAS' OBRAS...
Esta 'dinastia Ribeirista' de Valongo tem sido fértil em 'eventos'...
Porém, há eventos e 'eventos' e em Valongo nem sempre - quase nunca - o termo tem a ver com algo de relevante que possa estar a (ou esteja em vias de) acontecer.
Nada melhor do que alguns exemplos recolhidos de forma aleatória, para se perceber como é pequenino o 'acento tónico' do termo quando aplicado a cada caso concreto:
'Evento' 1:
"Semana da prestação de contas"
Era suposto representar, tal como o nome indica e Jacques de La Palice diria, uma efectiva prestação de... contas!
Mas se é assim, então porque é que os munícipes - vereadores e deputados municipais da oposição incluídos - continuam a perguntar coisas sobre 'eventos passados' que geraram despesa e têm de penar, penar e até mesmo ameaçar com recursos a entidades externas para que as respostas lhes sejam dadas a conta-gotas?
É ridículo - no mínimo - invocar a realização desta "Semana" e a 'massiva(?) participação popular' nos encontros promovidos para o efeito em todas as freguesias (basta consultar as fotos publicadas na altura) para tentar justificar a atribuição de um qualquer "Prémio de Boas Práticas de Participação".
É ridículo mas o actual presidente da Câmara fá-lo...
'Evento' 2:
"Ajuste directo' com o gabinete de Ricardo Bexiga"...
Boas práticas são (quase) sinónimo de transparência e esta é (quase) antónimo do 'ajuste directo'.
Pois bem, na Câmara de Valongo os famosos 'ajustes directos' do tempo do Dr. Fernando Melo, tão criticados e vilipendiados pela opinião pública e publicada do 'subúrbio' - e bem, digo eu! - viraram de repente uma prática virtuosa graças ao 'toque de Midas' de José Manuel Ribeiro.
A escolha do Gabinete Jurídico da Câmara foi inicialmente feita por concurso público - "Valongo é a primeira Câmara do País a ter um Gabinete Jurídico por concurso público" disse na altura o presidente - passou a incluir-se no actual 'paradigma virtuoso', sendo que existiu mesmo uma tentativa de José Manuel Ribeiro travada pela oposição, para que o 'ajuste fosse por 3 anos!
No evento da "Semana da Prestação de Contas" este 'evento' do 'ajuste directo com Ricardo Bexiga dentro' não foi falado. Não foi nem podia ser...
'Evento' 3:
Maio de 2015, assinatura dos "contratos de constituição de direito de superfície e de promessa unilateral de venda pelo valor global de 300.000 euros" com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valongo para a instalação da Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito.
Tudo muito bonito, muita pompa e circunstância, muitas fotografias e discursos para 'memória futura'. Infelizmente porém, os projectos só ganham utilidade quando começam a traduzir-se em obra concreta e por enquanto, aquilo que continuamos a constatar é a ocorrência de algumas derrocadas esporádicas da cobertura e mesmo de partes da estrutura do velho e nobre edifício.
A promoção da Regueifa e do Biscoito, essa 'segue dentro de momentos' - longos momentos...
'Evento' 4:
Dia 16 de Março em Alfena, apresentação pública do projecto da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português.
A acreditar naquilo que por várias vezes foi afirmado, o projecto estaria concluído há muito, mas foi mantido em rigoroso segredo - porque a 'gestão do calendário de eventos' é da exclusiva e rigorosa competência do presidente da Câmara.
Portanto, só agora é que a pompa e circunstância irá ter lugar. Não é grave o atraso... Afinal, é apenas e só, mais um projecto para 'marinar'.
É claro que podia acrescentar mais um milhão de outros exemplos de 'eventos' que não passaram de meras declarações de intenção, tão ao jeito e ao gosto de José Manuel Ribeiro, mas não é preciso.
Portanto...
Como já disse numa outra publicação, irei a todos os eventos que se relacionem com inauguração de obras concretas:
Nova ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Sobrado destinada a acolher os efluentes da Jerónimo Martins, Chronopost e outros, conclusão da beneficiação da M606 (entre a Codiceira e Sobrado) com passeios e outras infra-estruturas, novo 'polo multi-serviços do Município na Quinta do Bandeirinha, acordo com o CSPA (Paróquia de Alfena) para a beneficiação do velho cinema da Igreja e ali instalar o espaço multiusos de que Alfena carece, construção de passeios ao longo da Rua 1º. de Maio ( e noutras ruas), etc., etc.
E já agora, se me é permitido destacar um evento sem "aspas", irei naturalmente com muito gosto ao acto de formalizar a criação de mais de 500 postos de trabalho directo na Plataforma Logística da Jerónimo Martins e finalmente constatar o cumprimento do compromisso solene de entre esses, dar preferência a cidadãos de Alfena e Valongo".