VALONGO EM ESTILO "ESPELHO MEU"...
Esta é uma primeira incursão no emaranhado conteúdo de cariz laudatório a que já nos vamos habituando, do último número do 'Boletim da Propaganda' do presidente da Câmara de Valongo.
Redigido em estilo "espelho meu", este boletim é uma das muitas formas que a 'nova' Câmara encontrou para melhor 'torrar' o dinheiro dos munícipes...
______________________________
A mentira:
Em Alfena, o Município concedeu um apoio de 100.000€ ao Atlético Clube Alfenense para apoiar a requalificação dos equipamentos desportivos localizados no domínio público. O apoio da autarquia é fundamental para que o Alfenense possa garantir os fundos comunitários. O contrato-programa garantirá para toda a comunidade benefícios de utilização pública, designadamente nos domínios da formação e da atividade física dos jovens e dos mais carenciados.
(Recorte do artigo com o título "Autarquia investe um milhão de euros em equipamentos desportivos)
______________________________
A verdade
A opinião do presidente da Junta
UNIDOS POR ALFENA
O MUNICÍPIO, ALFENA E O ALFENENSE
ARNALDO PINTO SOARES
É uma verdade indesmentível que a prática de desporto é um óptimo remédio para curar tantos males que grassam na nossa sociedade bem como uma oportunidade para os nossos jovens terem estilos de vida saudáveis. Por tudo isto o município de Valongo sempre realizou grandes investimentos nesta área. Veja-se os Pavilhões Municipais em Ermesinde, Valongo, Campo e Sobrado, o grandioso Estádio Municipal em Valongo, o recente arrelvamento do campo de Sobrado, o anúncio da intenção de expropriação do Estádio dos Sonhos em Ermesinde.
Em Alfena, foi o Centro Social e Paroquial a construir um Pavilhão e o Atlético Clube Alfenense a construir um enorme complexo desportivo, o mais amplo e melhor do concelho.
Fruto desta iniciativa e dinâmica o Atlético Clube Alfenense viu aprovadas duas candidaturas que permitem investimento de mais de 600 mil euros.
Como a comparticipação é de pouco mais de 400 mil euros o Alfenense pediu à Câmara, diga-se ao Presidente da Câmara, um apoio de 100 mil euros.
Foi o cabo dos trabalhos, porque a Câmara não podia, não tinha dinheiro e não fosse a oposição (o PSD e a CDU) e o Alfenense não teria recebido mesmo os 100 mil euros, mas apenas 90 mil euros depois de muita discussão.
Alfena fica triste pois é a Freguesia onde a Câmara nada investiu em termos de equipamentos desportivos e para apoiar com 100 mil euros teve que ser em guerra. Podemos dizer que o Partido Socialista que lidera a Câmara foi obrigado a dar os 100 mil euros por intervenção da oposição.
É triste como esta Câmara continua a desprezar Alfena e os Alfenenses.
Mas não são estas atitudes que nos calarão pois estamos unidos e temos razão.
(Este artigo dos Unidos por Alfena e de Arnaldo Soares conta toda a verdade sobre a forma como o presidente da Câmara tratou o Atlético Clube Alfenense e a Cidade de Alfena)
____________________________________
O mínimo que se pode dizer relativamente a este assunto, é que é preciso ter uma enorme 'cara de pau' para atirar à cara dos alfenenses - que não é 'de pau' - com esta mistificação de que a Câmara ajudou o Alfenense!
Nós ainda nos lembramos da grande discussão sobre a 'absoluta impossibilidade da Câmara poder dispor de qualquer ajuda em dinheiro para apoiar o Atlético Clube Alfenense e blá-blá-blá', da fase intermédia dos 90 mil euros e finalmente, depois de muita 'guerra' e 'jogo de cintura', dos 100 mil que era de quanto o Clube precisava para não perder o acesso ao financiamento!
Não há uma forma mais suave de dizer isto:
A Câmara não tem feito ao longo dos últimos anos a 'ponta de um corno' em Alfena - Melo só via Ermesinde e Valongo e até à hora de sair não teve tempo para 'mudar de óculos' - e com José Manuel Ribeiro as coisas apenas... pioraram!