VALONGO "NÍVEL ZERO"...
Hoje foi dia de reunião de Câmara...
Nada de excepcionalmente relevante a registar e não fossem as intervenções de alguns vereadores da oposição e a Câmara de Valongo estaria irremediavelmente confinada ao 'nível zero' no que à qualidade diz respeito.
Dois ou três apontamentos:
Um:
"Celestino, acabo de ser informado de que o marido da Drª. Helena Oliveira, da Câmara, o Dr. Rui Cunha, tem estado a apagar informação crítica! Preciso que faça um apelo muito forte a todos os funcionários, para que defendam a Câmara (...)" - José Manuel Ribeiro - 1 de Outubro de 2013.
Não tinha razões para duvidar do meu presidente - nessa altura, era ainda o meu presidente - e se ele mo pedia...
Publiquei portanto o 'Alerta' no Facebbok...
Resultado: queixa do Dr. Rui Cunha por difamação, constituição de arguido, etc., etc., - o habitual...
Em data que não posso precisar - teria que recorrer aos documentos arquivados - fui convocado (pela segunda vez) pelo Ministério Público para me ser proposto um acordo extrajudicial com o Dr. Rui Cunha que envolvia um desmentido no Facebook e no Blog e ainda, uma contribuição pecuniária (não tenho a certeza do valor) de 500€ para a ADICE.
Na altura confesso que considerei a proposta uma espécie de provocação, dado ter pendentes no Ministério Público - na qualidade de reclamante - duas queixas envolvendo a presidente desta IPSS...
Portanto, no que toca à 'contribuição pecuniária' disse imediatamente que não aceitava, ficando de pensar relativamente à outra parte da proposta.
No regresso a casa, passei pela Câmara e coloquei a questão ao presidente na presença do seu adjunto:
- Zé Manel, isto tem pernas para andar ou não? Preciso de saber! - eu
- (...) É claro que tem e as pessoas na altura devida confirmarão! Deixe andar... - José Manuel Ribeiro
A verdade é que o assunto foi despachado pelo MP e "seguiu para bingo", isto é, foi deduzida acusação particular com pedido de uma indemnização de 1.500€...
(Nessa altura - há dias atrás - a 'jovem promessa' já andava aborrecida comigo e com a maior parte dos valonguenses e quando eu supunha que ele apesar disso saberia 'separar as águas', assumindo o que tinha dito há tempos - "é claro que tem (...) deixe andar" - deixei de lhe conseguir ligar, bem como ao seu adjunto).
Tentei em vão chegar à fala com quem me usou para promover uma mentira - se não é, por se cala José Manuel Ribeiro? - mas reconheço à partida que nunca tive grande habilidade para pescar enguias e confesso até que sinto uma certa repulsa por certos 'seres invertebrados' parecidos com as mesmas...
Tomei por isso a iniciativa cautelar de conversar com o Dr. Rui Cunha, com quem acabei por fazer o tal acordo - desta vez sem a contribuição para a ADICE. Tenho no entanto de suportar o custo da queixa e também o da sua retirada.
Um dia destes mando a conta ao senhor presidente, para ele pagar quando achar que esse é o seu dever - até porque a minha reforma é seguramente muito inferior ao seu vencimento!
Dois:
"(...) das duas uma: ou o que esse deputado diz é verdade e portante o senhor presidente transmitiu-lhe essa informação, ou então (...)" - João Paulo Baltazar - hoje
"(...) são conversas particulares, mas eu não fujo à questão. Se eu enquanto presidente eleito recebi nesse dia preocupações de muita gente sobre informação da Câmara, saída de documentos da Câmara, recebi. Se a partilhei com muita gente, partilhei (...)" - José Manuel Ribeiro - hoje.
"(...) Já vi que o senhor não nega (...) para difundir informação, tem que lhe atribuir credibilidade (...) o senhor disse ou não disse a um deputado que tinha sido eleito na sua lista - já vi que o senhor tem sempre dificuldade em responder 'sim' ou 'não' (...)" - João Paulo Baltazar - hoje.
Silêncio - (muito ruidoso) - José Manuel Ribeiro - hoje
_____________________________
Post-scriptum:
Faltou-me referir uma frase que ficará para a história das reuniões de Câmara em Valongo:
José Manuel Ribeiro, a propósito da minha quebra de sigilo - e porque haveria eu de proteger quem não tem dignidade para merecer tamanha atenção? - saiu-se com esta pérola digna de antologia:
- Aqui há uns anos, resolvia-se com um par de estalos, mas agora não pode ser..." - está gravada para a posteridade...
Recorrendo à terminologia dos meus tempos da primária, "quem vai à guerra dá e leva"...
E para aqueles 'fivelinhas' que se armavam em valentes costumávamos ter esta guardada: "não tens físico para ter razão", o que se aplica na perfeição ao senhor 'alcaide': também ele não tem físico - "físico" moral evidentemente - para ganhar qualquer contenda em que o "prémio" seja a razão!
_____________________________________________
Mudando de assunto...
Três:
A uma pergunta do vereador Adriano Ribeiro da CDU, relacionada com o Relatório de Ponderação do PDM e sobre o facto de muitos munícipes que tinham enviado reclamações durante o período de discussão pública ainda não terem recebido resposta à mesmas, o presidente mais uma vez faltou à verdade, ao afirmar que o referido Relatório já estava publicado na Imprensa e disponível também na página da Câmara na Internet - o que é verdade - e que "já todos receberam respostas às reclamações ou propostas" - o que é mentira!
Posso dar-lhe algumas dezenas de exemplos do que afirmo, começando desde logo por Alfena, onde a Al Henna, Associação Coragem de Mudar, 'Clube 9 de Paus' bem como outros reclamantes individuais não receberam até ao momento qualquer tipo de resposta - ainda que fosse só a fingir, isto é, com 'respostas' tipo 'chapa 5' embrulhadas em 'pareceres jurídicos' estilo 'naif'...