VALONGO - 'PAGADOR DE PROMESSAS' PROCURA-SE...
Eu não sei se o Município de Valongo tem especificidades que os outros não têm, mas que o tempo por aqui vai pingando dos ponteiros dos relógios a uma velocidade diferente - menor, evidentemente - daquela que se verifica ao nosso redor isso é um facto que ninguém consegue negar.
(É claro que o que estou a dizer não se aplica à maioria dos valonguenses comuns, porque esses andam da perna com a mesma genica dos seus vizinhos maiatos, gondomarenses, penafidelenses, portuenses)...
Falo daqueles que prometeram com o mesmo entusiasmo e igualmente 'à boca-cheia' dos seus colegas em redor e agora não conseguem ter 'pedalada' para honrar as promessas.
Na ânsia de álibis, falam da Troika, do PAEL, do Fundo de Apoio Municipal, da chuva que é demais ou da chuva que faz falta e quando esgotarem os ditos álibis não hesitarão em culpar os ucranianos, o exército islâmico, a NATO, o Pacto de Varsóvia, o Putim, ou até mesmo o Sadam que já morreu, por todas as dificuldades que não são capazes de vencer...
Não quero ser maçador e por isso não vou repescar todas as promessas eleitorais que em Setembro de 2013 andamos a promover pelas ruas do nosso Burgo e em que nos comprometíamos a MUDAR VALONGO, mas faço um convite a todos os que tiverem um pouco de pachorra, para umas horas de 'lazer de sofá' na quentura da lareira e da acha crepitante na sala ou na cozinha, agora que se adivinham os dias frios e a chuva, para que façam um pequeno balanço deste 'ano e meses' de governação municipal, acompanhando com aquele programa eleitoral bonitinho que vos foi distribuído e onde a MUDANÇA estava prometida.
Ah! E já agora, façam também a equivalência entre a VERDADE e aquilo que é dito ao Povo por quem o governa em Valongo:
- Por exemplo, quando vos disserem que Valongo é a Câmara nº. 1 a nível da transparência, devem ler - segundo o Relatório da TIAC de Paulo Morais - 123ª. (115ª. em 2013!) - ver recorte a seguir:
- Quando ouvirem o presidente garantir ao vereador da CDU numa reunião pública de Câmara - sobre o Relatório de Ponderação da Consulta Pública do PDM - que "já enviamos respostas a todos os reclamantes ou quem apresentou sugestões", devem 'traduzir' para: "(...)e porque carga de água é que me está a perguntar isso? Se enviei ou não enviei, isso é comigo! E 'off the record', digo já que não enviei nem conto enviar!" .
- Se algum alfenense gravou porventura na memória a promessa de que o espaço multiusos sob a A 41 "irá ser inaugurado em Abril de 2014 - mais tarde corrigido 'em baixa' para "até final do ano" (de 2014)" - deve ter em atenção que Abril 'já era' e o final do ano 'já é agora'.
O melhor pois, é editar o texto para "(...)eventualmente durante o ano de 2015".
E poderia ir por aí adiante mas acho que estes exemplos já dão para ver que em Valongo "estamos na mesma como a lesma" e que o nosso Concelho é um 'caso à parte' entre os Municípios do grande Porto.
(Já agora, as Associações Coragem de Mudar, Al Henna e 'Clube 9 de Paus' apresentaram duas reclamações sobre o PDM, na sequência daquela sessão pública no Centro Cultural em que esteve o Dr. Paulo Morais e continuamos todos - tal como outros alfenenses - sentados à espera das ditas respostas).