VALONGO TEM UM PLANO A 10 ANOS - PARA MUDAR VALONGO?
_____________________________________________________________________________________
José Manuel Ribeiro diz que tem um Plano para Valongo...
Já tinha em 2013 um plano ambicioso e que prometia nada mais nada menos que cortar com um passado de corrupção, de promiscuidade, de ajustes directos que inquinavam há duas dezenas de anos o relacionamento da Câmara com a economia local, subvertendo as regras de uma sã concorrência e em que quem sai sempre mais prejudicado é o erário público.
Inquinavam e continuam a inquinar...
Mudar Valongo era portanto um propósito/projecto/plano demasiado ambicioso para se tornar realidade, ou pelo menos, para deixar de ser virtual logo no primeiro mandato.
Como os mais descrentes temiam desde o início, durou apenas o tempo que costumam durar os planos e as promessas dos políticos incluindo os políticos do Poder Local, isto é, entrou 'naquela gaveta que a gente sabe' logo a seguir à tomada de posse.
Segundo José Manuel Ribeiro "(...) é natural que haja (ainda) algumas coisas que não tenhamos conseguido fazer..."
Pois há! E neste caso, 'algumas' é basicamente... quase todas!
Porém, agora que entramos no 'trimestre-sprint' final e por obra e graça de uma Revisão Orçamental de quase 4 milhões de euros, saldo final e miserável de uma 'lei seca' imposta ao investimento durante três anos e meio, "agora é que vai ser!" - diz José Manuel Ribeiro.
Numa estranha associação de ideias, este plano a 10 anos com que José Manuel Ribeiro se propõe 'Mudar Valongo' outra vez - ou pela primeira vez se quisermos ser rigorosos - traz-me à memória a história de 'Pedro e o lobo' - e também o ditado popular "na primeira quem quer cai (...)"